;





















O que são Jogos Cooperativos?

Os Jogos Cooperativos são, de acordo com o estudioso AMARAL, “atividades que requerem um trabalho em equipe, com o objetivo de alcançar metas mutuamente aceitáveis”. (J. D. Jogos Cooperativos . São Paulo: Phorte, 2004)

O jogo cooperativo, segundo Amaral (2004), busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo, aplicá-las em um grupo e tentar chegar a um objetivo comum. O que mais importa é a colaboração de cada indivíduo do grupo, é o que cada um deles tem para oferecer no momento da atividade, para que o grupo consiga agir com mais eficiência nas tarefas.

Para Brotto quando conseguimos nos descontrair e ficar mais flexíveis nas nossas interações com os outros, liberamos todo o potencial criativo que há em cada um. Através dos jogos cooperativos nos sentimos confortáveis e confiantes para desfazer nossos bloqueios e compartilhamos qualidades como auto-estima, criatividades, entusiasmo, comunicação, confiança e respeito mútuo. ( BROTTO apud SOLER, R. Jogos Cooperativos. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.).

i





Clique nas imagens para ampliar.